Acre (AC)

  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao
  • Copyright © Divulgacao

Filtre por Característica

Filtre por Ofertas

Filtre por Perfil da Viagem

Filtre por Serviços

Filtre por Tema

Autor: Agência Uppii Marketing Turismo   

O Estado do Acre, no Norte do Brasil, possui como “carro chefe” em sua identidade turística a sua condição de Estado Verde. O Acre faz fronteira com a Bolívia e o Peru e se destaca, principalmente, pelas populações tradicionais amazônicas e sua sintonia com a natureza. A herança cultural dos índios é bem marcante em aspectos como o artesanato e a culinária acreana. Os hábitos e práticas indígenas influenciam também o modo de vida da população local, que tem forte integração com a floresta e seus mitos.

Para vivenciar essa relação homem/floresta, uma das opções é percorrer os Caminhos de Chico Mendes, líder sindicalista conhecido mundialmente por defender o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia. O passeio começa na capital Rio Branco e passa pelos municípios de Xapuri e Assis Brasil.

Outro roteiro indicado para os visitantes é o Parque Nacional da Serra do Divisor, no município de Mâncio Lima. Acessível apenas por barco, o Parque abriga floresta e colinas, tem variada fauna e uma densa rede fluvial, incluindo o rio Juruá, que é considerado o rio mais sinuoso da Amazônia. Em Mâncio Lima está a aldeia indígena dos Puyanawa, que se destacam por serem alegres e comunicativos.

O clima no Estado do Acre é equatorial, quente e úmido, com temperaturas médias anuais entre 25ºC e 32ºC . Ele está inserido em um planalto na Amazônia, com altitude média de 200 metros.

A população primitiva do Acre era formada principalmente pelos índios Arawaks, que habitavam as margens dos rios Purus e Juruá. A economia do Estado baseia-se na extração da borracha e da castanha, na pecuária e na agricultura.

Numa viagem ao Acre o turista poderá observar o modo de vida preservado dos primeiros moradores da região, que tiravam seu sustento da natureza. A preocupação com o desenvolvimento econômico do estado do Acre por meio  do Turismo Sustentável está ligada à inclusão social dos povos da floresta, gerando emprego e renda aos moradores locais como representantes e autoridades para apresentarem o melhor do estado ao mundo.

Com festivais indígenas, pousadas ecológicas e parques naturais preservados, o Estado do Acre no Brasil é um destino de turismo étnico, ecológico e de aventura, todos ligados às práticas sustentáveis.

A culinária local é uma mistura de sabores, com influências até das cozinhas síria e libanesa, representadas em pratos como quibe de macaxeira e arroz (para o café da manhã) e carne de sol com pirarucu. 

O café da manhã é recheado de sobremesas à base de frutos regionais e os licores amazônicos irresistíveis.

Os principais pratos servidos no almoço do acreano são Carne de Sol, Baião-de-dois, Panelada (buchada-de-boi), Feijão ao leite de castanha do Brasil, Pato no Tucupi, Rabada no Tucupi, Cozidão, Pirarucu à Casaca e ao leite de castanha do Brasil, Tambaqui Grelhado, Quibe cru e assado, Tabule entre outras delícias.

O lanche é um cardápio com várias guloseimas, como o Mingau de Banana e Tapioca, Cuscuz de Milho, Tapioquinha, Quibes de Macaxeira e Arroz, Tacacá (feito a base de tucupi (líquido extraído da mandioca-brava) e jambu, uma erva que amortece a boca, o caldo leva ainda goma de mandioca e camarão), Bananinha fritas doces e salgadas, Charutos Mariolas, Salames de Cupuaçu, Esfirra, Saltenha (origem boliviana). 

Ainda tem os licores de jenipapo, mutamba, cupuaçu, gengibre, canela, cravo, cajuína e aluá, muito apreciados por moradores do estado e visitantes.  O xarope de guaraná e outras bebidas da amazônicas também predominam no Acre.

O Estado do Acre possui 750 mil habitantes  distribuídos em 22 municípios. As maiores cidades são a capital Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira e Xapuri.

Rio Branco, capital desde 1920, concentra quase 50% da população do estado, que hoje tem mais de 750mil habitantes. Rio Branco fica na tríplice fronteira com a Bolívia e o Peru, às margens do Rio Acre, lugar de calor intenso e chuvas fortes durante todo o ano. Nas redondezas, há belas praias fluviais de areia branca.

A segunda cidade mais populosa é Cruzeiro do Sul, considerada o principal destino turístico do estado, por preservar construções históricas do ciclo da borracha e, principalmente, por ser vizinha ao Parque Nacional Serra do Divisor, criado em 1989.

Ainda há pouca infra-estrutura hoteleira na região, a maioria são pousadas ecológicas, mas o Acre, por suas dezenas de rios amazônicos, é bastante procurado por praticantes de pesca esportiva. mas o estado oferece muito mais ao turista.

Unindo a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico por meio do Turismo Sustentável, o Estado do Acre  tem parques nacionais e estaduais que surpreenderão o visitante pela beleza da flora e o cuidado ligado à sustentabilidade, o que gerou o título de Turismo Verde Acreano. O Estado do Acre tem um dos maiores circuitos de Arvorismo do Brasil, e o maior da Amazônia, o Circuito de Aventura Chico Mendes.

O Acre tem roteiros de viagem muito interessantes, como Caminho das Aldeias, Caminhos de Chico Mendes, Caminhos da Revolução, Caminhos do Pacífico e Geoglífos.

Viajar ao Acre é uma experiência única no mundo, o Acre  é um  destino turístico onde o visitante pode experimentar o turismo sócio-ambiental vivencial, que mostra tanto as belezas naturais, como o modo de vida dos ribeirinhos e das comunidades indígenas preservadas.

 

Como chegar

Aeroporto Internacional de Rio Branco
Estrada BR- 364 km 18,
Sena Madureira,
Rio Branco – AC
Tel: +55 (68) 3211-1003/1110/5479
Fax: +55 (68) 3211-1003
Distância do Centro: 7 km

Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul
Rodovia AC 407 Km 12,
Cruzeiro do Sul – AC
Tel: +55 (68) 3322-3601
Fax: +55 (68) 3322-3530
Distância do Centro: 14 km

FOTOS


Solicite mais informações:


Podemos contatá-lo por telefone?




 

Escolha um destino túristico a seguir para conhecer mais sobre o que ele oferece:
 


Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul é o portão de entrada do Pólo Ecoturístico do Vale do Juruá. Concentra, também, a maioria das terras indígenas do Acre.

Leia mais
Rio Branco

Rio Branco

Visitar Rio Branco é conhecer sua história, o folclore, o jeito especial de ser de seu povo e ficar encantado com o rico artesanato, os pratos típicos e os doces caseiros, além das saborosas frutas.

Leia mais
Xapuri

Xapuri

A “Princesinha do Acre”, como Xapuri ficou historicamente conhecida, é o berço da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial.

Leia mais

Faça sua pergunta ou comentário

O que outros clientes estão vendo agora