Xapuri

  • Copyright © Cortesia Secretaria de Turismo
  • Copyright © Cortesia Secretaria de Turismo
  • Copyright © Cortesia Secretaria de Turismo
  • Copyright © Cortesia Secretaria de Turismo

Solicite sua reserva agora

Passagens aéreas:

Consulte

Hoteis a partir de:

Consulte

Pacotes a partir de:

Consulte

Filtre por Característica

Filtre por Ofertas

Filtre por Perfil da Viagem

Filtre por Serviços

Filtre por Tema

Avaliações

Xapuri

Previsão do tempo para Xapuri, BRA

Autor: Agência Uppii Marketing   

Cidade Histórica, Xapuri é considerada o "berço" da Revolução Acriana e o símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. É conhecida também por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na cidade.

Xapury está a 189km da capital Rio Branco. Os primeiros habitantes da região foram os índios das tribos dos xapurys (mais numerosa), catianas e moneteris.

A “Princesinha do Acre”, como Xapuri ficou historicamente conhecida, foi fundada oficialmente em março de 1904. O seu surgimento está diretamente relacionado à expansão do extrativismo da borracha no final do século XIX, que resultou na fundação dos seringais amazônicos.

O nome da cidade é uma referência aos seus antigos habitantes, os índios xapurys. A cidade surgiu do primeiro povoado acreano; e foi palco da revolução que, no início do século XX, resultou na incorporação desse pedaço de floresta ao Brasil. É cidade natal do desportista Armando Nogueira e do renomado médico Adib Jatene. Contudo, tornou-se mundialmente conhecida após a morte do seu filho mais famoso, o seringueiro e ambientalista Chico Mendes. O lugar é também considerado o berço do mais expressivo movimento em defesa da Amazônia: a Aliança dos Povos da Floresta.

A cidade de Xapuri foi sede de eventos importantes relacionados à luta de Chico Mendes e tem como uma de suas atrações a casa onde o líder seringueiro foi morto, 1988. O centro histórico, recentemente restaurado, recriou a antiga atmosfera da cidade nos sobrados, residenciais e nas casas comerciais da rua central, às margens do Rio Acre. Passear por ali é fazer uma viagem ao passado.

Pontos Turísticos em Xapury

O município é recheado de atividades na natureza e locais e monumentos históricos para se visitar, recebendo assim muitos turistas de vários estados brasileiros. São eles:

Casa Blanca
Construída em madeira com dois pavimentos, era o local onde funcionava a intendência Boliviana. Atualmente sedia o Museu Casa Branca.

Igreja de São Sebastião
Construção em estilo colonial, construída em meio à Revolução Acreana.

Museu Chico Mendes
Instalado na casa onde vivia o seringueiro, sindicalista e ambientalista. Tombado pelo Iphan como Monumento Histórico e Cultural, a casa de Chico Mendes recebeu uma reforma, financiada pelo Governo do Acre, mantendo suas características originais. Textos pendurados nas paredes e no teto do lugar narram como aconteceu a morte do seringueiro, em 1988. Na mesma rua, fica a Fundação Chico Mendes, que traz um acervo com suas fotos históricas e pertences pessoais.

Seringal Cachoeira
A 40 minutos do centro da cidade fica o Seringal Cachoeira, sede do Assentamento Agroextrativista Chico Mendes. O local foi palco do movimento de resistência dos povos da floresta (índios, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos) em combate ao forte desmatamento que a região sofreu nas décadas de 70 e 80. Além de conhecer familiares, amigos e companheiros de luta de Chico Mendes, o lugar oferece um passeio ecológico em meio a uma densa floresta tropical e rústicos chalés da pousada ecológica que recentemente foi construída.

Praias do Inferno e Zaire
Duas praias do Rio Acre, localizadas próximas ao centro da cidade. Nelas, acontecem o Festival de Praia e Esportes.

Cachoeira dos Padres
Uma das únicas cachoeiras localizadas na porção leste do Acre. Fica a 4h de barco do Centro de Xapuri.

Arvorismo 
No Seringal Cachoeira está o maior circuito de arvorismo de toda a Amazônia. O trajeto que pode ser concluído em torno de 1h30, começa a nove metros de altura e tem o seu ponto mais alto a 25 metros do chão. Para concluir a aventura, uma tirolesa com mais de 600 metros de extensão te traz de volta à segurança da terra firme. Circuito completo, R$ 70; contemplativo e tirolesa, R$ 40. Consulte horários disponíveis.

Trilha do Seringueiro
Em duas horas de caminhada, você vai experimentar a vida simples de um seringueiro tradicional: acordar antes do sol nascer, preparar a  poronga – uma espécie de lamparina fixada na cabeça – e adentrar a floresta para colher o látex. Você ainda pode visitar a casa de um dos seringueiros e tomar um desjejum tradicional com eles.

Rota Turística Caminhos Chico Mendes
Começa em Rio Branco, capital do Acre, e segue até Xapuri. Classificada na modalidade de turismo vivencial, ela permite ao turista um contato direto com a cultura e com o modo de vida dos seringueiros tradicionais, além de recontar as histórias de luta pela preservação da floresta amazônica acriana a partir da década de 1970.


Festas e Eventos em Xapury

Festa de São Sebastião: 20 de janeiro
Aniversário do município: 22 de março
Festa de Início da Revolução Acriana: primeira semana de agosto
Festival de Praia e Esportes: De julho a setembro
Semana Chico Mendes: 15 a 22 de dezembro

FOTOS


Solicite mais informações


Podemos contatá-lo por telefone?


Faça sua pergunta ou comentário

Avaliações recentes do destino Xapuri

O que outros clientes estão vendo agora