• República Dominicana

 

República Dominicana

A ilha de Hispania, a maior do Caribe, foi onde Cristóvão Colombo atracou pela primeira vez no Continente Americano. Ela abriga hoje dois países contrastantes.

A leste e ocupando dois terços da ilha, a República Dominicana é um paraíso em termos de resorts, praias de areia branca e mar com águas cristalinas, entre outras atrações turísticas.

Elas têm boa estrutura para visitantes e são exploradas por uma eficiente rede de agências, cadeias de hotéis e outros empreendimentos que atraem viajantes do mundo todo, inclusive muitos brasileiros.

Punta Cana é o destino mais conhecido da República Dominicana, mas o país tem muitos outros destinos maravilhosos, como você pode ver na galeria de imagens acima.

A oeste está o Haiti, que tem também muitas belezas naturais, mas sofre com as consequências de uma série de desastres naturais e políticos e não é recomendada para o turismo atualmente.

Veja os destinos imperdíveis para uma viagem à República Dominicana:

 

  • 1. Santo Domingo

 

Santo Domingo, a capital da República Dominicana, foi o primeiro assentamento europeu na América, fundada em 1496 e transferida para o local atual (depois que a primeira Santo Domingo foi destruída por um furacão) em 1502. A cidade fica na foz do rio Ozama e abriga o principal porto do país, de onde partem cruzeiros para todo o Caribe.

 

 

  • 2. Plaza de España

 

A área histórica de Santo Domingo é chamada de Ciudad Colonial. Ela é composta por 16 ruas de pedra charmosas e é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. A Plaza de España, onde fica o palácio-fortaleza Alcázar de Colón, foi construída nos moldes das amplas praças espanholas às margens do rio Ozama. Ela é o centro cultural e turístico de Santo Domingo, com apresentações de dança e música em seu pátio e restaurantes e bares agradáveis de frente para o rio. Neles, é possível experimentar os famosos charutos dominicanos e drinks coloridos à base de rum.

  •  

 

 

 

 

  • 3. Punta Cana 

 

O destino mais conhecido e movimentado da República Dominicana tem mais de 30 resorts all-inclusive (a diversos preços), 8 km de praias de areia branca e excelentes pontos de mergulho, kite e windsurfe, passeios de barco e de caiaque. Além das atrações naturais, a região mais a leste do país tem também várias ofertas de cassinos, boates, campos de golfe, piscinas e spas. Sair do resort vai ser difícil (mas nem precisa sair pra viver uma vida de rei).

 

 

  • 4. Cabarete

 

O que era antes uma pequena aldeia de pescadores a norte da ilha de Hispania é agora a capital dos esportes de aventura da República Dominicana, ideal para a prática do kite, wind e surfe. Hoteis de luxo e restaurantes de alta gastronomia competem lado-a-lado com vento e ondas excelentes como atrações principais de Cabarete.

 

  • 5. Pico Duarte

 

Com 3.098, de altitude, o Pico Duarte é o ponto mais alto da República Dominicana e das ilhas do Caribe. Ele está a norte de Santo Domingo, a caminho da praia Cabarete. A trilha mais fácil até o cume tem 23km, saindo de La Ciénaga, próximo à cidade de Jarabacoa – onde agências de turismo arranjam tudo para o passeio.

 

  • 6. Jimeona

 

Em Jarabacoa também é possível conhecer a cachoeira Salto de Jimeona, de águas frescas muito bem-vindas no clima escaldante do Caribe.

 

  • 7. Península de Samaná

 

A Península Samaná foi o primeiro lugar onde Cristóvão Colombo atracou ao chegar às Américas – e foi recebido por flechas e lanças de guerreiros Taino, que habitavam o local. Ainda que tenha sido o primeiro local pisado por espanhóis na América, a península segue com inúmeras praias paradisíacas e desertas (mas também tem resorts all-inclusive). Sua capital é Santa Bárbara de Samaná, de onde partem diversos tours pela região. A península é ponto de observação de baleias jubarte de dezembro a abril, que se concentram ali para parir seus filhotes.

 

  • 8. Isla Cayo Levantado

 

Do porto de Samaná, saem barcos diariamente para a ilha. Cercada de areias brancas e águas calmas, tem dois terços de sua área ocupada por um imenso resort, o Gran Baía Principe Cayo Levantado. Caso queira ficar em Cayo Levantado e não tenha interesse no resort, é possível conseguir uma autorização no porto para acampar, mediante pagamento de taxa de 5 dólares por pessoa.

 

  • 9. Bayaguana

 

Entre Santo Domingo e Punta Cana, o município de Bayaguana (capital de província de mesmo nome) não tem mar, mas tem diversas atrações naturais como a cachoeira Salto Alto, na região Sierra de Agua, que tem três quedas e um bom espaço para banho em suas águas frescas.

 

  • 10. Parque Nacional Los Haitises

 

Localizado a poucos quilômetros de Santa Bárbara de Samaná, também na província de Bayaguana, o parque é composto por diversas colinas (ou mongotes) na vazante do rio Yuna e sua foz. Sua formação geológica cárstica faz com que os mongotes de 30 a 40 metros de altura sejam repletos de cavernas e cobertos de vegetação, rodeados pela mistura de água doce e mar.

 

  • 11. Parque Nacional Los Haitises

 

É possível explorar os mongotes de barco e observar de perto a vegetação de mangue e os animais que vivem na região, como pelicanos e peixes-boi. Nas cavernas também dá pra brincar de Indiana Jones e observar pinturas e gravuras rupestres feitas por ancestrais mesoamericanos.

 

  • 12. Salto El Limón

 

A 20km para dentro da península de Samaná, partindo do porto, está a cachoeira El Limón, com uma queda de 40 metros de altura, ótima para quem quer um mergulho de água doce e conhecer a área rural da República Dominicana. A partir da entrada do parque, onde há um restaurante, são de 30 a 45 minutos de caminhada ou 15 minutos de cavalgada por plantações de banana, cacau, café e coco, além de alguns trechos de mata nativa às margens da trilha e ao redor da cachoeira. Ainda que não seja uma caminhada difícil, é melhor contratar um guia para leva-lo até a cachoeira – é possível contrata-los na entrada do parque (mais barato, mas será preciso alugar um carro ou moto para chegar lá) ou em uma agência em Santa Bárbara de Samaná (mais caro, porém mais cômodo).

 

  • 13. Bayahibe

 

Região praiana a menos de 2 horas de carro de Santo Domingo, Bayahibe é o destino ideal para quem quer passear pela República Dominicana sem ficar em resorts all-inclusive. Sua costa ofecere jardins de corais e navios naufragados que podem ser explorados em passeios de mergulho e snorkel.

 

  • 14. Isla Saona

 

Localizada logo em frente a Bayahibe, esta ilha charmosa e quase deserta (exceto pelos turistas e funcionários dos tours) é uma das principais atrações da República Dominicana. Circundada de praias de água extremamente transparente e areia finíssima e branquíssima, ela não tem nenhum resort, hotel, pousada, restaurante ou loja a vista. A ilha também abriga La Palmilla, uma piscina natural de águas cristalinas repleta de estrelas-do-mar. É preciso ir a Saona em um tour partindo de Punta Cana ou, bem mais rápido, de Bayahibe.

 

  • 15. Juan Dolio

 

Praia paradisíaca entre Santo Domingo e Bayahibe, com resorts menos badalados que os de Punta Cana, ideais para casais à procura de descanso e privacidade.

 

  • 16. Casa de Campo

 

Um dos resorts de luxo mais completos do Caribe, localizado em local com natureza e clima privilegiados. A Casa de Campo também tem mais de 1700 villas particulares com casas que valem de 500 mil a 24 milhões de dólares, a maioria são segundas residências de estrangeiros e dominicanos ricos.

 

  • 17. Altos de Chavón

 

Esta cidade da foto é na verdade uma réplica de uma cidade medieval construída em 1982 por um arquiteto italiano construída dentro do mega-resort de luxo Casa de Campo, relativamente próxima a Bayahibe. O Museu Regional de Arqueologia Altos de Chavón tem mais de 3 mil artefatos pré-colombianos da etnia Taino encontrados na ilha.

 

  • 18. Dunas de Baní

 

Localizadas a 85km a oeste de Santo Domingo, as dunas se estendem por 15km ao longo da península de Baní. Elas formam um pequeno deserto salobre na ilha de Hispaniola com ecossistema único no Caribe insular, com áreas de mangue vermelho e bosque seco subtropical, com cactos e pequenas árvores de tronco retorcido. Entre as dunas de areia fina e branca há algumas áreas planas repletas de sal, onde se acumula água do mar em algumas épocas do ano.

 

  • 19. Barahona

 

Mais a oeste das Dunas de Baní está a província de Barahona, repleta de praias ideais para a prática do surfe, observação de pássaros na Lagoa Rincón e trilhas por regiões mais selvagens da República Dominicana. Por se localizar do lado oposto à hub turística de Punta Cana em Samaná, a leste, Barahona é mais selvagem e o destino ideal para quem procura mais aventura e menos “sombra e água fresca” oferecida pelos resorts all-inclusive.

 

 

 

 

20. Bahia de Las Águilas

 

O Paraíso é um lugar bem parecido com essa baía deserta. A atração mais distante da badalação de Punta Cana está depois de Barahona, quase na fronteira com o Haiti. São mais de 10km de praia quase deserta emolduradas por dois cabos proeminentes. É preciso dirigir até o vilarejo de pescadores de Las Cuevas (que tem cavernas bem interessantes no meio da localidade) e de lá pegar um barco. A viagem até lá já é encantadora, com belas falésias cobertas de cacto e pelicanos voando por todos os lados. Não há hoteis na Bahia, mas acampar está permitido (na área só há uma instalação com banheiros e uma torre de observação). Outra alternativa é hospedar-se em Barahona e conhecer Las Aguilas em um tour oferecido por agências locais diariamente. Não se esqueça de levar equipamento de snorkel para observar os corais coloridos e toda a vibrante vida marinha que vive junto a eles.

Se interessou? Preencha o formulário abaixo:

Sartre Logo

Rua Alegre, 928 - Santa Paula - São Caetano do Sul, SP | CEP 09550-250
+55 (11) 2757-0000

NeoTurismo © 2018 • Desenvolvido por Logo Incandescente