Viajar de trem é libertador. Embarcar numa longa viagem que corta o país de ponta a ponta pelos trilhos, então, desafia até minha capacidade de descrever sensações e experiências. É realmente algo transformador.
Frequentemente vimos na tv e também em filmes as pessoas andando de trem. Mas se pararmos para pensar, quantas pessoas tiveram essa experiência? Passear de trem é sentir a brisa, aproveitar a natureza e desfrutar da sensação do vagão sobre os trilhos. É viver em um filme de Hollywood.
Com mais de 130 anos de história, muita coisa já aconteceu sobre os trilhos da Ferrovia. Histórias de amor, assassinato e também túneis mal assobrados são alguns dos folclores. Durante todo o trajeto um guia acompanha o grupo e conta em detalhes.
As paisagens são o ponto alto do passeio.Você poderá ver araucárias, passar por túneis, apreciar a mata atlântica. Verá cachoeiras e também o mar que fica à 70 quilômetros de distância. Destaque para a árvore da represa que fica dentro de uma chaminé de uma antiga fábrica, hoje submersa.
Sim, ainda é possível viajar de trem pelo Brasil. Apesar de a nossa malha ferroviária destinada a transporte de pessoas ter sido quase extinta na segunda metade do século XX, há uma tendência no país para se recuperar partes de ferrovias e maquinário abandonados para serem usados em passeios turísticos.
São trechos curtos, que duram algumas horas de passeio, mas que oferecem um visual e uma sensação mista de nostalgia e aventura inesquecíveis. Mas há, também, alguns roteiros mais longos, que cruzam de um estado para outro. É o caso do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas, operada pela Vale, e que liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e o trem de passageiros da Estrada de Ferro dos Carajás, também operada pela Vale, que liga São Luís (MA) a Parauapebas (PA).
As viagens de trem na Europa costumam ser confortáveis e bem mais divertidas, pois são repletas de belas paisagens. Soma-se a isso, ainda, a tranquilidade em não precisar chegar à estação com duas ou mais horas de antecedência, como no caso das viagens de avião. Cerca de meia hora antes já é possível saber o número da plataforma e o local de acordo com a numeração dos carros. Depois disso é só aguardar a chegada do trem e embarcar!
Se interessou? Entre em contato conosco!